Sofia, Meu Amor!

O primeiro espetáculo da Rede ARTÉRIA a ser apresentado em Belmonte é Sofia, Meu Amor!, uma criação da Trincheira Teatro.

 

 Sofia, Meu Amor! é um espetáculo da Trincheira Teatro a partir de «episódios e estilhaços das vidas, públicas e privadas, reais e imaginadas, que o património da Rua da Sofia e zona envolvente alberga, albergou ou poderá albergar». Depois da estreia em Coimbra, no dia 30 de junho, e como acontece com todos os espetáculos criados na ARTÉRIA, Sofia, Meu Amor! é apresentado em três localidades da Rede: na Guarda (Largo João de Deus, 7 de julho), Ourém (Vila Medieval, 15 de julho) e Belmonte (Rua 1.º de Maio, 22 de julho).

O espetáculo criado em Coimbra, e que é depois apresentado ao público de outros lugares, tanto reúne ficções construídas a partir de entrevistas à comunidade como propõe “cruzamento de histórias presentes e passadas com imaginações de possibilidades de transformação da Rua”, de acordo com Pedro Lamas, que partilha com João Paiva a direção do espetáculo.

Quadros e histórias que dois Ardinas, perdidos no espaço e no tempo, mostram ao público, enquanto procuram por uma Sofia, que não é a que existe nos livros. Ao longo de um percurso onde tanto surge a evocação da existência de uma comunidade de vizinhos que ainda fala de janela para janela, como apresenta um Romeu, enamorado de amores que não deixa a vizinhança em paz enquanto a Sofia dos seus sonhos não aparecer. Há cenas com um Herdeiro, onde a primeira coisa que ouvimos é um molho de chaves, fruto de recolha sonora feita por travessas e ruelas que ladeiam a Rua da Sofia, que com a descoberta de um rádio antigo revive as memórias ali passadas e apresenta uma possibilidade de futuro do espaço de um salão de baile dos anos 30 que ainda hoje tem matinés dançantes três vezes por semana. E depois de episódios e peripécias bem diferentes,  os percursos cruzam-se e as histórias ganham corpo e voz, uma a uma, pelos Ardinas e por quem as queira contar. E já se sabe: quem conta um conto…

O Guardião do ArcoO Boémio SonhadorCacos da VidaFisga na Mão, Bola no Pé e Ranho no Nariz e O Herdeiro são os nomes dos quadros que integram o espetáculo com dramaturgia original de Jorge Palinhos, cenografia e figurinos de Filipa Malva. Aos atores da Trincheira e aos elementos das Classes de Teatro do Teatrão, na Guarda, Ourém e Belmonte junta-se a participação de elementos da comunidade local.

+ info

Início 22-07-2018 18:00
Local
Rua 1º de Maio, Belmonte
R. 1 de Maio, 6250-073 Belmonte, Portugal
Rua 1º de Maio, Belmonte

Rede Artéria
T: +351 239 714 013
E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COORDENAÇÃO
ARTÍSTICA
DO TEATRÃO

TEATRÃO

COORDENAÇÃO
CIENTÍFICA

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS
MUNICÍPIOS
ARTÉRIA

COFIANCIAMENTO

APOIO

INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS PARCEIRAS

Universidade de Coimbra , Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior.