Vagar é um projeto de dança/movimento contemporâneo, que nasce a partir do desafio do tema Novos Tempos. Pretende apresentar uma reflexão sobre a forma como a humanidade se relaciona nesta organização global, a solo e coletivamente.
O projeto tem como ponto de partida os conceitos Positivo e Negativo, as questões que cada um evoca, numa sociedade que cada vez mais apela a uma dimensão apenas positiva.
O Positivo surge associado às ideias de produção, de excesso e de exterior, enquanto que o Negativo se relaciona com os estados e mecanismos de interiorização, paragem e de observação.
A partir desta reflexão, observa-se o momento Presente, o excesso de Positividade em que vivemos, os fenómenos e estados generalizados que assistimos e que advêm desse mesmo excesso: solidão, alienação, acumulação desmesurada, sobrecarga de estímulos e permanente escape ao tédio.
De que forma esta pesquisa e reflexão se transporta para e no corpo?
De que forma pode o movimento traduzir a tensão ou a relação entre os dois polos?
A proposta de Vagar é a de encontrar espaço e tempo, dentro e fora (tal como este título sugere), num lugar de um “cansaço” saudável e contemplativo. A ideia irá materializar-se num espetáculo de dança a desenvolver com a equipa de Marina Nabais Dança, associação cultural, juntamente com um grupo de pessoas locais, residentes em Ourém.
Equipa técnica e artística
Marina Nabais Direção artística, coreografia e gestão de projeto
Carla Ribeiro Interpretação, co-criação e assistência coreográfica
Yonel Castilla Serrano Interpretação e co-criação
Gonçalo Alegria Música original e sonoplastia
Nuno Nogueira Figurinos
Manuel Abrantes Desenho de luz e direção técnica
Blackbox Aluguer de material técnico e prestação de serviços técnicos
Sara Santana Produção
Produção d’Fusão – Filipe Metelo e Patrícia Soares Produção executiva
Marina Nabais Dança, associação cultural Gestão do projeto Vagar
Início 29-09-2018 21:00 |
Local Patio da Inquisição, Coimbra |
COORDENAÇÃO
ARTÍSTICA
DO TEATRÃO
COORDENAÇÃO
CIENTÍFICA
COFIANCIAMENTO
APOIO
INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS PARCEIRAS
Universidade de Coimbra , Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior.