Largo da Sé, Guarda

Com a transferência da sede de Bispado de Idanha-a- Velha para a Guarda, em 1203, por influência de D. Sancho I, foi necessário promover a construção de uma Sé Catedral. Desconhecendo-se o edifício primitivo, sabe-se que a construção da atual Sé Catedral se iniciou a partir de 1390 mas, dada a envergadura do projeto, as obras arrastaram-se e o edifício só foi terminado em pleno contexto manuelino (inícios do século XVI).

O interior da Sé, de grande clareza compositiva, é de conceção gótica, merecendo relevo o retábulo monumental do altar da cabeceira, esculpido em pedra de ançã e atribuído à escola de João de Ruão, representando episódios da Vida de Cristo. As qualidades construtivas e estéticas da Sé Catedral fazem desta um dos monumentos maiores de toda a história da arquitetura portuguesa.

Município da Guarda

Rede Artéria
T: +351 239 714 013
E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

COORDENAÇÃO
ARTÍSTICA
DO TEATRÃO

TEATRÃO

COORDENAÇÃO
CIENTÍFICA

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS
MUNICÍPIOS
ARTÉRIA

COFIANCIAMENTO

APOIO

INSTITUIÇÕES ACADÉMICAS PARCEIRAS

Universidade de Coimbra , Instituto Politécnico de Coimbra, Instituto Politécnico de Viseu, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, Instituto Politécnico de Tomar, Universidade da Beira Interior.